Conselhos

Faça um check-up ORL antes de ter sintomas ou sinais de patologia do ouvido, nariz ou garganta. Muitas pessoas acreditam que a visita ao médico otorrinolaringologista só tem interesse quando está instalada uma patologia do ouvido, nariz ou garganta. Dentro destas patologias, é também comum que se limite a atenção aos sintomas como dor severa de ouvidos, zumbidos, dificuldade acentuada na respiração nasal e dor de garganta.

Ouvir mal pode não significar nada mais do que isso mesmo, mas pode também ser um sinal de patologias mais graves. Se suspeita ou outros lhe dizem que ouve mal, consulte o seu médico ORL.

Obstrução total ou parcial do nariz. O nariz tem múltiplas funções, para além de cheirar e ser a principal via de entrada do ar. Se uma ou as duas narinas não estão a funcionar correctamente, consulte o seu médico ORL.

Rouquidão, mesmo que ligeira, que ultrapasse uma semana, deve ser avaliada por especialista ORL. Uma rouquidão persistente pode ser um sinal de aviso para uma patologia muito grave.

Ressonar ao contrário do que muitas vezes se diz, não é normal, seja nas crianças ou nos adultos. Pode ser um sinal de outras patologias do sono mais graves.

Vertigens e/ou tonturas podem não ser causadas por patologia digestiva. Múltiplas causas orgânicas, periféricas ou centrais podem estar na origem destes sintomas.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter