Vertigens

Vertigens e tonturas são termos muitas vezes utilizados para descrever uma sensação irreal de movimento quer rotatório (vertigens), quer de desequilíbrio.

• O paciente pode referir que sente estar em movimento ou que o cenário que o rodeia esta falsamente em movimento.
  • Vertigem é um sintoma no qual a pessoa tem a sensação de uma tontura rotatória, podendo causar náuseas, vómitos, ilusão de movimento, etc. Existem dois tipos de vertigem, a Central e Periférica.
Causas
  • O corpo detecta a postura e controla o equilíbrio através de órgãos do equilíbrio localizados no ouvido interno. Esses órgãos possuem conexões nervosas com áreas específicas do cérebro. A vertigem pode ser causada por distúrbios do ouvido, dos nervos que conectam o ouvido ao cérebro ou do próprio cérebro. A vertigem pode estar relacionada com problemas visuais ou com alterações súbitas da tensão arterial. Muitas perturbações podem afectar o ouvido interno e causar vertigem.
  • Essas perturbações incluem infecções bacterianas ou virais, tumores, pressão anormal, inflamação de nervos ou substâncias tóxicas. A causa mais comum de vertigem é a doença do movimento, que pode ocorrer em qualquer indivíduo cujo ouvido interno é sensível a determinados movimentos, como o balanço (oscilação) ou as travagens e acelerações bruscas. Esses indivíduos podem sentir-se particularmente tontos durante viagens de carro ou de barco. A doença de Menièrre ocasiona crises episódicas e abruptas de vertigem, juntamente com zumbidos nos ouvidos e surdez progressiva.
  • A duração dos episódios varia de alguns minutos até algumas horas e, frequentemente, eles são acompanhados por náusea e vómito intensos. A sua causa é desconhecida. As infecções virais que afetam o ouvido interno (labirintite) podem causar uma vertigem que usualmente se manifesta subitamente e piora ao longo de algumas horas. Após alguns dias, a condição desaparece sem tratamento. O ouvido interno comunica com o cérebro através de nervos. Uma área situada na porção posterior do cérebro controla o equilíbrio. Quando a circulação sanguínea dessa área do cérebro é comprometida (distúrbio denominado insuficiência vertebrobasilar), o indivíduo pode apresentar vários sintomas neurológicos, inclusive a vertigem.
  • Geralmente, as cefaléias, a fala pastosa, a visão dupla, a fraqueza de um dos membros superiores ou inferiores e os movimentos descoordenados são sinais de que a vertigem é causada por um distúrbio neurológico cerebral em vez de um problema limitado ao ouvido. Esses distúrbios cerebrais incluem a esclerose múltipla, as fracturas craneo-encefálicas, as crises convulsivas, as infecções e os tumores (especialmente os localizados na base do cérebro ou nas proximidades). Como a capacidade do corpo de manter o equilíbrio está relacionada com as indicações visuais, um defeito da visão, especialmente a visão dupla, pode acarretar perda de equilíbrio.
  • Os indivíduos idosos ou aqueles que utilizam medicamentos para doenças cardíacas ou para a hipertensão arterial podem apresentar tonturas ou desmaiar quando se levantam abruptamente. Esse tipo de tontura é decorrente de uma descida momentânea da tensão arterial (hipotensão ortostática); dura usualmente apenas alguns segundos e, pode muitas vezes ser evitado aconselhando o indivíduo a levantar-se mais lentamente ou com a utilização de meias compressivas.

Subscreva a nossa newsletter