Sr(a). do seu Nariz

Somos dos raros casos de animais que tem uma estrutura nasal saliente da cara, a maioria tem focinho com a estrutura nasal alinhada com a abertura da boca.

Quando se pergunta para que serve o nariz, a maioria das pessoas responderá que serve para cheirar e alguns dirão para deixar passar o ar. Pois o nariz tem muitas mais funções não menos importantes, influenciando outros órgãos direta ou indiretamente.

Em relação à respiração, funciona não só como via de acesso do ar aos pulmões, mas tendo também as funções de o humidificar, aquecer e filtrar.

O nariz tem dois canais com dimensões que devem ser as apropriadas para cada indivíduo. Se a passagem for demasiada aberta ou comunicar entre si, não só dará uma sensação de desconforto como facilitará o aparecimento de patologias pulmonares, consequentes das desajustadas pressões na inspiração e expiração.

Relaciona-se diretamente com a voz, uma vez que o som emitido pelas cordas vocais vai ser modificado pelo nariz e seios perinasais (maxilares frontais, esfenoidal e etmoidais) que se abrem no nariz.

Está ainda profundamente relacionado com o olfato e com o gosto uma vez que 75% do sentido do gosto é cheiro, fato que facilmente comprovamos pela falta de gosto se tivermos o nariz obstruído.

Por ser um local predominante na deteção dos alérgenos, o nariz está diretamente relacionado com as alergias.

Existe ainda uma relação com o ouvido através da Trompa de Eustáquio.

As patologias da via aérea, que inclui o nariz, a boca, a faringe e a laringe, podem influenciar negativamente o sono. Ver Clinica do Sono Anselmo Pinto.

Podemos ainda apontar uma relação extremamente importante com a estética, sendo um órgão proeminente na face e muito marcante em diferentes raças e etnias.

Um nariz que não agrada ao próprio pode levar a sintomas depressivos, passíveis de resolução com uma cirurgia estética. Deve, no entanto, realçar-se que uma cirurgia puramente estética, pode ter bons resultados no que diz respeito à autoimagem, mas maus resultados funcionais, se realizada por profissional não treinado em cirurgia funcional do nariz.

Dentro das patologias diretamente relacionadas com o nariz contam-se:

  • Infeções víricas
  • Infeções bacterianas, sinusites,
  • Rinites alérgicas ou vasomotoras,
  • Tumores
  • Hemorragias
  • Apneia obstrutiva do sono
  • Ressonar
  • Cefaleias (dor de cabeça)

Consulte as questões frequentes sobre o nariz e outros temas.

Etiquetas:, ,

Rastreio a partir do seu site.

Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter